quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O GRUPO


Olá, pessoal!


Estou de volta com um grupo novo!


Enquanto estive na administração do Blogs que Interagem, percebi que o segmento de blogs com que mais identifico é aquele dos textos autorais, ou seja, de crônicas, contos, poemas e relatos pessoais. Esses blogueiros se diferenciam muito dos perfis de moda, de dicas e de críticas, porque a vibe mesmo é simplesmente outra, ou seja, não se trata de fazer números nem parcerias com empresas, apenas existe a questão do escrever aquilo que transborda e da busca por conexões que valem a pena nesse mundo louco. Resumindo, pra mim, blogueiros com esse perfil escrevem para ser compreendidos!

Assim, claro, temas e conteúdos que interessam a grande massa de blogueiros não vão interessar a eles, pois estão mais interessados em criar um bom texto que expresse de maneira satisfatória aquilo que estão sentindo.

Desse modo, os blogueiros escritores terminam solapados nos grupos de interação. Por mais que as pessoas digam que gostem desse tipo de texto, a recepção desses blogs ainda é muito pequena. E, ainda, eles entram, de algum modo, na área que eu estudo (literatura), motivo pelo qual me peguei pensando: por que eu ainda não criei uma networking significativa de blogs APENAS desse segmento? Eu posso dar dicas de português, de redação, posso ajudar com meus conhecimentos em teoria literária...

Então

 tadááááááááááá



Lembrando que esse é um grupo de interação de blogueiros, ou seja, não me interessa nem um pouquinho ter membros que venham divulgar seus textos e sair correndo. Quero oferecer uma casinha aos blogs pessoais e de relatos, onde cada um tenha seu papel na organização do recinto. Para isso, deve haver regras de conduta e regras da sua manutenção dentro desse espaço, que estou criando com muito amor e expectativa:


REGRAS PARA INSCRIÇÃO:

• Apenas serão aceitos blogs de cunho pessoal, ou seja, que contenham relatos, contos, poemas ou crônicas. Seu blog deve ter pelo menos 60% de textos dos tipos mencionados. Não vou aceitar blog que se diz pessoal, mas posta textos efetivamente pessoais uma vez no mês, depois de 30 textos de dicas e resenhas, porque não me interessa xD. É uma questão de perfil, gente, não é nada pessoal.

• A aceitação no grupo depende da análise do seu blog, o que pode demorar até uma semana (até o momento, sou a única administradora do grupo). Então, por favor, use o FORM de inscrição ou, pelo menos, deixe o link do seu blog na sua página do facebook pra eu poder acessá-lo e analisá-lo.

• Serão abertas 50 vagas iniciais. Depois disso, os membros que quiserem se inscrever poderão conformar a lista de espera. Conforme eu for limpando os fantasmas, vou adicionando os da lista de espera. 

REGRAS DE CONDUTA

• Se você entrar no grupo apenas para divulgar seus posts e não participar nem interagir, você será banido no final de um mês ou dois. Um requisito mínimo de interação é ler UM POST da divulgação e curtir lá no facebook. Eu até entendo que você pode não estar de acordo com isso, porém, me entenda que eu preciso de um medidor e esse foi o melhor que eu encontrei sem te fazer ter muito esforço (convenhamos, né, curtir UM POST NO MÊS INTEIRO não custa mais do que três minutos da sua vida). Diante disso, você tem duas opções: aceitar minha proposta e fazer parte do grupo, não aceitar minha proposta e não fazer parte do grupo. Simples.

• Expor seus pensamentos: ok. Mas de uma maneira construtiva e sem ferir o colega. É muito possível discordar sem ferir. E é obrigatório nesse grupo fazer uma crítica que eduque. Se você, com seus pensamentos, ferir algum direito humano, expondo pensamentos de cunho preconceituoso, seja racial, social, sexista, homofóbico etc; ou simplesmente for grosso, você será imediatamente banido e seu tópico apagado.

• Teremos espaços fixos de divulgação para tudo no grupo, então não divulgue nada fora deles. Se ainda não há um espaço para divulgar o que você quer, entre em contato comigo que eu o crio em dois minutos.

• Não vou permitir postagens com o intuito de conseguir seguidores (segue de volta, retribuo). Prometo criar tópicos de interação de tempos em tempos.

• Também está proibido a postagem de qualquer link adulto...

• ... solicitações de números de Whatsapp...

• ... pedir ajuda pra concurso de curtida de fotos e similares (uma vez ou outra a gente pode achar lindo e ajudar, mas depois da trigésima vez, isso perde totalmente a graça).

• Cuidado com spam e flood, ou seja, mensagens contendo múltiplas marcações de membros e links duvidosos, encher a página com postagens iguais ou similares, escrever tudo em letras maiúsculas, etc. Posts assim serão deletados sem prévio aviso.

• Gente, como o grupo visa o crescimento, críticas aos  textos poderão surgir, seja em relação ao tema, à abordagem, etc, e críticas são doloridas, sério. Mas quando você receber a sua, não reaja com despeito e xingue a pessoa que te criticou. Aproveite esse espaço para melhorar. Sinta a dor que é justificada e faça algo de bom com isso. Pessoas que não sabem receber críticas também serão banidas do grupo, porque não é um perfil de que o grupo precisa. 



AIN, TIA, SÓ PROIBIÇÃO?


Claro que não ^^. Você pode ficar à vontade para:

• Dar, pedir e sugerir ideias para postagens tanto para grupo, como para o blog do grupo;

• Criar e divulgar pesquisas sobre os gostos do pessoal.

• Seguir ou não os blogs participantes (fora nos momentos de interação, em que os comentários serão obrigatórios, ninguém é obrigado a seguir ninguém se não gostar do blog);

• Ajudar e pedir ajuda sobre o universo da blogosfera (como divulgar, como editar uma imagem, como arrumar um layout e etc);

• Dar a sua crítica aos blogs, principalmente se você vir problemas. Como eu disse, é possível criticar com o intuito de educar.

• Discutir sobre críticas recebidas (às vezes a pessoa que te criticou pode não ter entendido o texto), pedir esclarecimentos, requisitar re-revisão (alguém te critica, você conserta e pode pedir à pessoa para olhar de novo e ver se melhorou ^^).

Obs: Quando uma das regras for descumprida, vamos marcar o usuário no tópico de "Atenção". Mas em casos de ofensas e grosserias, vamos banir sem aviso prévio.


Entendo perfeitamente que você pode não ter tempo para participar do grupo, mas você tem que entender também que é frustrante pra mim ter você de fantasma na lista de membros. Você nem vai perceber que eu existo, mas eu vou olhar pra sua foto todo dia e me perguntar o que estou fazendo de errado que você não se interessa.

Também entendo perfeitamente que você pode não se dar bem com regras, mas entenda que o grupo precisa de diretrizes para seguir atuante. 

Agora que tudo está bem explicadinho, te pergunto: você está disposto trabalhar, fazer sua parte, para construir uma rede de blogs pessoais que se leem e se motivam a postar textos cada vez mais relevantes?

Se sim: CLIQUE AQUI e depois AQUI
Se não: APERTE Alt + F4

6 comentários:

  1. Adorei a proposta do grupo e amei mais ainda ter sido convidada para participar! Há tempos procuro um grupo assim, mas nunca achei.
    Beijão,
    Julia.

    porfavorjulia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua linda, espero que possamos crescer como um grupo de AMIGOS =D
      Bjoo!

      Excluir
  2. Alguma coisa muito especial aconteceu na blogosfera. Obrigada por ter sido convidada a fazer parte desse momento histórico
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sua lindaa =D
    Eu agradeço a particpação =D

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Sandra!
    Algo muito especial aconteceu e promete crescer forte e bastante inspirador...
    Particularmente adorei ler as palavras "relatos pessoais" pois até então estava me sentindo um pouco deslocada já que meu "poder literaturesco" não é lá essas coisas. hahahaha
    Amo escrever mas é tudo muito solto e até "exposto" demais! No entanto, prometo tentar aproveitar cada dica que me couber e fazer o máximo pra interagir e ajudar no que estiver ao meu alcance.
    Enfim um grupo pra sair da mesmice! O propósito lembrou-me muito (sem querer comparar) o Rotaroots, grupo que me dá saudade.
    Muito agradecida pelo convite! #inlove

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Interessante... Mal volte da preguiça da mosca do sono e volte com o meu blogue no activo, tentarei dar uma olhada pelo 'Form' e ver no que dá... Parabéns, parece muito interessante mesmo!

    Ahah, mas a realidade é que sou uma desnaturada e - em suma - comentar de volta pode demorar até um ano. Escrever demora segundos. Preguiça e vontade de dormir.

    Mas espero conseguir um cantinho no coração, não compreensão. Prefiro que me achem louca mesmo, quer dizer que as emoções das letras entraram mesmo em quem leu.

    Um Abraço!

    • Site • Facebook • Instagram • Twitter • Soundcloud • Deviantart

    ResponderExcluir